Uma equipe multidisciplinar do IFBA, campus Valença, realizou no último dia 13 de março, uma visita a escolas com experiências no ensino de surdos. Os servidores do IFBA, campus Valença, participantes desta equipe foram Lidiane Sommer, coordenadora do NAPNE, Liz Rodrigues, coordenadora do curso de Guia em Turismo, Cláudio Reis, chefe do Departamento de Administração, e Lúcio André, pedagogo da COTEP. O primeiro local visitado pela equipe foi o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educativas e Especiais (NAPNEE) do IFBA, campus Salvador.

A comitiva do campus Valença foi recepcionada pela equipe do setor multidisciplinar, Nadja Ferreira, coordenadora do NAPNEE, campus Salvador, e gestora estadual do NAPNEE,  além de relatar as necessidades de adaptação dos alunos a partir do tipo de deficiência e diagnóstico, deu esclarecimentos quanto à legislação dos surdos no país, cursos periódicos de libras, perfil dos intérpretes para trabalhar junto aos professores e parceria com o Centro de Surdos da Bahia (CESBA). Nadja destacou também a necessidade de adaptação curricular voltado especialmente para este público como determina a LDB n. 9394/1996. A coordenadora informou que atualmente o IFBA, campus Salvador possui 50 alunos com necessidades especiais.

Além do campus Salvador, os representantes de Valença visitaram também o Colégio Estadual Ruy Barbosa, referência na Bahia em educação de alunos com deficiência auditva, onde foram recepcionados por Maria Eugênia Ribeiro, diretora, Bruna Vasconcelos, vice-diretora, além de Maira Carvalho, professora de Biologia e coordenadora do setor de apoio a estes alunos. Hoje, 10% dos alunos do Colégio Ruy Barbosa possuem algum tipo de deficiência, sendo que 90% dos alunos do turno da noite possuem surdez. "Buscar referências, ouvir relatos e sentir como é o dia-a-dia dos alunos com necessidades educativas especiais foi de muita importância para nós, que iremos ter este ano de 2012 um aluno no curso integrado de Guia de Turismo com um tipo de deficiência auditiva", avalia Liz Rodrigues, coordenadora do curso de Turismo. Já Lidiane Sommer, coordenadora do NAPNE do IFBA, campus Valença avalia que essa visita foi de suma importância para pensar em ações inclusivas para o campus . "Todos os servidores da educação devem participar da construção das ações inclusivas", ressalta Lidiane.

Veja algumas fotos: