Os cursos integrados se destinam a alunos que concluíram o ensino fundamental (8ª série/9º ano) e pretendem conciliar ensino médio com formação profissional. Têm duração mínima de quatro anos.

Cursos oferecidos pelo IFBA Campus Valença na Modalidade Integrada:

Aquicultura

PerfilO técnico em aquicultura desempenha funções de planejamento, reprodução, larvicultura e engorda de animais aquáticos, como peixes, camarões e moluscos, em viveiros, gaiolas, tanques, açudes e lagoas; atua na comercialização e no bene  ciamento de pescados, instalação, manutenção de equipamentos, gestão e extensão de forma sustentável.

Onde atua: Propriedades rurais; indústrias pesqueiras; usinas hidrelétricas com laboratórios de aquicultura; empresas de produção e beneficiamento de pescado; cooperativas de pescadores; instituições públicas e privadas do setor aquícola; laboratórios de reprodução, larvicultura e engorda.

Duração mínima: 4 anos

Coordenação de Pesca - COPES

Prof. Sandra Soares dos Santos

Ramal: 418

 

Informática

PerfilO técnico em informática opera e programa sistemas microprocessados; instala e diagnostica redes, faz administração e manutenção de hardware e software; dá suporte técnico a usuários de computadores; utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas em ambientes web e banco de dados; participa na construção de sistemas de apoio gerencial e produtivo.

Onde atua: Instituições públicas, privadas e terceiro setor.

Duração mínima: 4 anos

Coordenação do Curso Técnico em Informática - COINF

Prof. Matuzalém Guimarães Leal

E-mail: coinf-val@ifba.edu.br

Ramal: 415

 

Guia de Turismo Regional

Perfil: O técnico em guia de turismo regional conduz, acompanha, orienta e assessora turistas nacionais e estrangeiros em passeios e excursões regionais, além de prestar informações técnico-especializadas sobre atrativos naturais e culturais de interesse turístico;  dá dicas sobre passeios, explicando detalhes sobre opções de roteiros turísticos existentes e atuando como colaborador no intermédio de diversos serviços como agências, meio de hospedagem, transportes, gastronomia, parques temáticos e eventos e demais provedores de infraestrutura e apoio ao Turismo.

Onde atua: Agências de viagem e operadoras; organismos turísticos públicos ou privados; de forma autônoma.

Duração mínima: 4 anos

Coordenação do Curso Ténico de Turismo - COHETUR

Profª. Adriana Melo

Ramal: 413

Galeria de Fotos

Campanha #ZikaZero
Instalações do campus Valença
Cerimônia de formatura do Curso Profuncinário
Formatura de Robson Barreto.
Defesa de Mestrado de Patrícia.